Quem anda às compras quem é? Publicis / MSL, pois claro
Os mais atentos ao mundo das Public Relations têm reparado no "shopping spree" do MSL. O MSLGroup, mais exactamente, é um dos braços de PR da Publicis, o conglomerado de origem francesa que se encontra entre as quatro majors dos serviços globais de Comunicações de Marketing. Os outros são a WPP (UK), Omnicom (EUA) e Interpublic (EUA).
Em comparação com os seus rivais, a Publicis tem uma presença muito mais débil no importante mercado das PR e não conta, na sua organização, com uma verdadeira rede global. O MSLGroup, de base norte-americana, é o veículo mais próximo desse conceito de que o grupo francês dispõe.
Nos últimos meses, o MSLGroup anunciou (aliás, discretamente) a compra das consultoras Andreoli (Brasil), Eastwei e Genedigi (China), 20:20 (Índia) e ICL (Taiwan), demonstrando assim o seu interesse em mercados com enorme potencial de crescimento.
A estratégia vem descrita neste artigo do Holmes Report. No meio destes movimentos o que não encaixa é a aquisição da norte-americana Schwartz, mas deve haver algum outro racional.