Temos à frente mais um século de spin
O Estado da Arte das Public Relations, segundo The Economist.
Não é difícil espetar alfinetes nas exageradas esperanças dos profissionais de PR em serem os lordes do caos online.
Primeiro, porque os profissionais da Publicidade também podem distribuir as suas campanhas de promoção das marcas através dos social media.
Depois, porque são poucos os casos em que consultoras de PR criaram verdadeiras campanhas apenas nos social media.
O que ocorre é que elementos de social media têm sido acrescentados aos planos tradicionais de Marketing.
Quanto a atingir os novos “influenciadores” dos social media, muitos deles obtêm a sua informação básica através dos velhos fornecedores de notícias, do mesmo modo que ocorre com as pessoas mais influentes e poderosas.
Mas mesmo se os profissionas de PR estão em perigo de acreditar no seu próprio spin acerca das oportunidades que o mundo online lhes trará, pelo menos estão a mostrar sinais de adaptação ao mesmo e a encontrar maneiras de usar as mudanças tecnológicas para aumentar os seus negócios.
Pode ser que não alcancem o poder e a glória que procuram desde os primeiros dias da indústria.
Mas é evidente que temos à frente mais um século de spin, provavelmente mais grandioso que aquele que passou.
O artigo integral aparece na edição de Natal do jornal inglês. Fala de Lee, Bearnays e alguns contemporâneos. Leitura essencial. Há algum tempo que não lia um texto tão interessante sobre a minha atividade. Voltarei a ele.