Quanto vale um tweet?

 

Este vai ser um dos temas da moda nos próximos tempos, cheira-me. O Correio da Manhã publica hoje a notícia de uma adjudicação do INPI ao ISCTE e outra empresa para "estar" no Twitter, insinuando a irrelevância do contrato uma vez que a plataforma é gratuita e aberta a todos.

 

O INPI veio esclarecer que o que está a pagar não é a criação do perfil, mas sim a sua gestão, designadamente a produção de conteúdos.

Fazendo contas simples, o serviço custa ao INPI 1600 euros por mês, a dividir por duas entidades.Uma vez que foram produzidos num mês mais de 1200 tweets, dá cerca de 1,4 € por tweet.

É caro? É barato? Depende do tempo que demora a recolha, análise e selecção da informação, e a sua transformação em títulos interessantes, condensados em 140 caracteres. Depende também do custo da mão-de-obra envolvida no trabalho.

Do que vi do perfil, muito superficialmente, parece-me uma timeline cuidada e diversificada, orientada para os objectivos enunciados, e de quem sabe utilizar a ferramenta.

O outsourcing dos conteúdos versus produção interna é outra questão, discutível, e depende de vários factores. Mas uma coisa é certa: pelo valor anunciado, o INPI não conseguiria dar esta tarefa internamente a uma equipa de gente especializada. Calculo que tenha sido esse o racional da contratação.

Era bom que o mercado percebesse que é este o caminho da comunicação e que as redes sociais, como qualquer outro meio, têm de ser geridas por quem sabe e não por amadores e curiosos.

publicado por Alda Telles às 19:46 | link deste post