Comunicação precisa de Relações Públicas

 

 

 

 

 

 

O blog Aventar lançou um concurso para eleger os blogs do ano 2011. Este blog passou à segunda fase, e desde já agradecemos os votos dos nossos leitores e respectivas famílias, quanto mais não seja para nos incentivarem nesta nobre missão de mandar postas.

 

Mas o que realmente interessa para este nosso interesse comum, a comunicação, é o facto de esta ter sido a típica categoria a meio da tabela em termos de votações. O tema "Comunicação e media" não logrou arrebatar mais de 969 votos (dos quais certamente dois terços de colaboradores, amigos e familiares dos comunicadores) contra os 4540 votos da categoria "Desporto" ou os 2412 dos "Diários Íntimos e Pessoais" ou mesmo os 1884 votantes em "Moda". Terão os bloggers destas categorias mais amigos? Virão de famílias numerosas?

 

Não creio. A minha explicação é que esta nossa área da Comunicação - que entre estudantes, professores, profissionais e interessados junta uns bons milhares de pessoas, na sua generalidade interessadas em blogs - é composta por gente-casa-de-ferreiro-espeto-de-pau. Salvo raras excepções, as pessoas da comunicação gostam de promover tudo menos a sua área de trabalho e de conhecimento. Fazem tudo pelo cliente, muito pouco por si mesmos. Debatem mercado, concorrência, media mas raramente sabem defender e explicar aquilo que fazem.

 

Pela mesma lógica, os blogs que trazem temas da sua área não são para ser referidos. Lêem-se solitariamente, não se discutem, não se partilham. É assim aqui e em toda a parte. Um post recorrente em blogs de relações públicas é "Cansado de ter de explicar o que faz um profissional de comunicação e relações públicas?". Parece ser uma doença mais ou menos crónica.

 

Dito isto, a parte boa é que estão entre os finalistas os meus blogs de leituras diária, PiaR, Comunicação Integrada e It's PR Stupid. Verdadeiro serviço à comunidade e aos que gostam e partilham o seu gosto pela comunicação.

publicado por Alda Telles às 13:20 | link deste post | comentar